PROPOSTA RESTREPO

PROPOSTA RESTREPO
 (M.G.C.U.R)
Vídeo sobre a Proposta Restrepo
Artigo 01 – A Proposta Restrepo se constitui num plano de ações concretas para ordenar, na prática, a Difusão do Conhecimento Gnóstico Samaeliano Revalorizado nos moldes determinados e autorizado pelos Mestres Samael e Rabolú.
Artigo 02 - O Projeto Restrepo conjuga três propostas em torno da Difusão da Doutrina Gnóstica Samaeliana Revalorizada em seus Princípios Esotéricos: 1. Proposta do V.M. Samael, 2. Proposta do V.M. Rabolú e 3. Proposta do Missionário Restrepo. 
Artigo 03 - A Proposta do V.M. Samael para a Difusão da Gnose Samaeliana sempre foi a de se levar a mensagem gnóstica de porta em porta, em termos franciscanos
Artigo 04 - A Proposta do V.M. Rabolú para a Difusão da Gnose Samaeliana Ressintetizada é a de se faça a aquisição do livro Hercólubus e trabalhe com ele, predicando, compartilhando o que aprendeu dele, ensinando aos demais irmãos da humanidade. 
Artigo 05 - A Proposta do Missionário Jorge Velez Restrepo para a Difusão da Gnose Samaeliana Ressintetizada e Revalorizada é a de se adequar o M.G.C.U.R. para colocar em prática as propostas de Difusão da Gnose Samaeliana dos Veneráveis Mestres Samael, Rabolú, de em porta. "Essa Obra (livro Hercólubus) é a ferramenta de trabalho, pessoal e para o mundo. Esta é a minha proposta: que a leve de porta a porta. Que verdadeiramente se sacrifique pela humanidade. Essa uma forma de missão, esse é o Terceiro Fator de Revolução da Consciência, irmão”. (Missionário Restrepo). “O V.M. Rabolú não disse "Ninguém intervenha nesta Obra. Ninguém opine, nem dê razão, nem isto, nem outro. Nem duplique, porque tem o direito de autor, mas disse algo" (Restrepo): "O que queira fazer labor, compre a Obra e vá predicando com ela, e vá ensinando com ela” (V.M. Rabolú). 
Artigo 06 – O papel fundamental da Proposta Restrepo é o de desenvolve ações concretas para agrupar estudantes afins,  de Gnose Samaeliana Revalorizada, em torno da Difusão da Gnose. Estudantes gnósticos afins são aqueles, que por sua vez, possuem verdadeiramente anelos de liberação, que por isto se  engajarão no proselitismo da Difusão gnóstica.
Artigo 07 - O M.G.C.U.R. agrupará em torno de si, no Círculo Introdutório, as pessoas que almejam a liberação e que irão se preparar para o Círculo Missional. E no Círculo Missional, serão agrupados os que convertem em missionários e passam a fazer a difusão dos Princípios Gnósticos Ressintetizados e Revalorizados na Nova perspectiva (Entrega da Mensagem Gnóstica Contida no Livro Hercólubus do V.M. Rabolú), na Nova Perspectiva, no trabalho com o Terceiro Fator de Revolução da Consciência, para prosseguir em direção à liberação.
Artigo 08 – Pela Proposta Restrepo  o  M.G.C.U. R. Promove a transição do modelo de difusão do conhecimento gnóstico do Velho para o Novo Paradigma. O V.M. Rabolú não proibiu a difusão da gnose, no Velho Paradigma. Porém ele proibiu às pessoas despreparadas de fazerem a difusão da gnose, vide Circular Nacional e Internacional de 1999. Por esta circular o V.M. Rabolú rebaixou todo mundo à Fase A e os impediu de fazer a difusão da gnose no Velho Paradigma, por agentes despreparados. Da mesma forma a continuidade da Difusão da gnose foi autorizada por ele, no Novo Paradigma, por meio da Indicação, que tem os  seguintes dizeres: “O que queira fazer labor, compre a Obra (livro Hercólubus) e vá predicando com ela, e vá ensinando com ela”.
Artigo 09 – Pela Proposta Restrepo, para cumprir os seus objetivos o M.G.C.U.R. se estrutura em duas dimensões, sobre duas frentes de ações, duas frentes de trabalhos, denominadas de: Ordem Presencial e Virtual. Pela proposta Restrepo o M.G.C.U.R. engendra ações concretas nas tarefas de defesa, revalorização e difusão dos Princípios Gnósticos Samaeliano nestas duas dimensões ou Ordens estruturais: Presencial e Virtual.
Artigo 10 - A Ordem Presencial do M.G.C.U.R. está estruturada em dois Círculos: Introdutório e Missional.   O Círculo Introdutório abriga os estudantes de gnose, para a ação de  formação na Doutrina Gnóstica Samaeliana Ressintetizada e Revalorizada. E o Círculo Missional agrupa os estudantes da Doutrina Gnóstica Samaeliana Ressintetizada e Revalorizada, para a ação missionária.
Artigo 11 - No Círculo Introdutório do M.G.C.U.R., entrega-se ao estudante de gnose as informações teóricas básicas acerca do conhecimento gnóstico, sobre as práticas gnósticas e sobre o modo de entrega, em missão, da Doutrina Gnóstica Ressintetizada do livro Hercólubus do V.M. Rabolú. No Círculo Introdutório “é onde fazemos introduções sobre a proposta, o que almejamos nesse conhecimento, para que as pessoas se decidam se querem marchar de verdade à Liberação” (Restrepo).  
Artigo 12 - No Circulo Introdutório o M.G.C.U.R. há a Escola Gnóstica que agrupa e prepara os estudantes de gnose para a vivência prática da gnose Samaeliana e para a obra missionária, com temas específicos sobre a Doutrina Gnóstica Ressintetizada, acerca das práticas gnósticas e da Difusão da Doutrina Gnóstica Ressintetizada do Livro. Hercólubus do V.M. Rabolú, no Novo Paradigma.
Artigo 13 – O Curso Gnóstico da Escola de formação gnóstica do Círculo Introdutório do M.G.C.U.R. é semipresencial, em dois módulos: Virtual e Presencial. 
Artigo 14 - O Módulo Virtual do Círculo Introdutório, com cursos de formação teórica acerca da Doutrina Gnóstica Samaeliana Ressintetizada e Revalorizada, é desenvolvido na Sala Online da TV WEBSAW,  com estudo do temário composto por temas de gnose ressintetizada e revalorizada.
Artigo 15 – O Módulo Presencial do Círculo Introdutório, com cursos de formação em Práticas Gnósticas Objetivas, é desenvolvido na Sala Presencial de cada Lumisial do M.G.C.U.R., com temas do temário de Práticas Gnósticas Objetivas.
Artigo 16 - No Círculo Introdutório, a Escola Gnóstica, além de preparar o estudante de gnose samaeliana para fazer as práticas gnósticas objetivas, o prepara a missão,  para fazer a entrega da Doutrina Gnóstica Ressintetizada do Livro Hercólubus do V.M. Rabolú, de porta em porta, no corpo a corpo, segundo o temário de práticas gnósticas objetivas.  
Artigo 17 - O temário do Círculo Introdutório é constituído por temas estritamente alinhados ao Conhecimento Ressintetizado pelo V.M. Rabolú, que contemplam a formação básica dos futuros missionários do M.G.C.U. R, habilitando-os para levarem a Doutrina Gnóstica Ressintetizada do livro Hercólubus do V.M. Rabolú, no corpo a corpo, de porta em porta. 
 
Artigo 18 - No Circulo Missional do M.G.C.U.R. promove-se a Difusão do Conhecimento Gnóstico no Novo Paradigma, executa-se a obra missionária de entrega da Doutrina Gnóstica Ressintetizada do livro Hercólubus do V.M. Rabolú. E é onde também se fazem as práticas gnósticas, nas salas presenciais dos Lumisiais do M.G.C.U.R.
Artigo 19 - O Círculo Missional é exclusivamente de práticas, lá não há teorias, não há curso, aulas, palestras, etc., só há práticas, segundo o Cronograma de Práticas Gnósticas Objetivas, destinadas aos Missionários do M.G.C.U.R.: fogueios, cadeias e meditação.
Artigo 20 – Nos termos da Proposta Restrepo, a Ordem Virtual do M.G.C.U.R. é composta de duas escolas de estudos do conhecimento gnóstico samaeliano: Escola Virtual Exotérica e Escola Virtual Esotérica.
Artigo 21 - A Escola Virtual Exotérica promove cursos para estudos da Cultura da Doutrina Gnóstica Samaeliana em dois módulos: Virtual Livre e Virtual Dirigido.
Artigo 22 – O Curso Online Livre é um curso programado para o estudante de gnose que, por alguma razão, não pode comparecer nem à Sala Oline e nem à Sala Presencial do M.G.C.U.R., para fazer o curso.  Pelo  Curso Online Livre, o estudante de gnose, interessado em conhecer a cultura da Doutrina Gnóstica Samaeliana, promove os seus próprios estudos de maneira liberal.  
Artigo 23 – A Escola Exotérica da Ordem Virtual do M.G.C.U.R. é incumbida de passar a parte pública, cultural ou exotérica dos Princípios Esotéricos da Doutrina Samaeliana Revalorizada para o para o público externo, para todos os povos da humanidade, indistintamente. Nesta escola “Passa-se para o público externo os ensinamentos dos Princípios da Doutrina Gnóstica Revalorizada” (Restrepo), em cátedras bem elaboradas e eloquentes, através da TV Websaw, por meio de vídeos, onde são inseridos os ensinamentos diretos dos Veneráveis Mestres Samael e Rabolú, como autores principais dos temas, tendo na exposição do Instrutor e nas demais disposições didáticas inseridas em vídeos e áudios apenas um papel secundário de encaminhamento para os ensinamentos dos Veneráveis Mestres Samael e Rabolú.
Artigo 24 - A Ordem Virtual do M.G.C.U.R. também tem o papel de promover a divulgação da Ordem Presencial do M.G.C.U.R , por meio da TV WEBSAW, onde é veiculado o Curso Completo de Gnose Samaeliana Revalorizada com o temário de 90 temas.
Artigo 25 – Para cumprir com o papel descrito no artigo 24, o M.G.C.U.R. conta com a TV Websaw, com os sites:  www.gnoserevalorizada.net.br; www.mgcur.net.br e com as suas páginas faceanas: Estudantes do M.G.C.U.R. e.
Artigo 26 - O Curso Completo de Gnose Samaeliana Revalorizada é destinado a toda a humanidade e como tal, poderá ser feito pelos estudantes da Escola Esotérica do M.G.C.R. também. Por aqueles que queiram aprofundar nos estudos da parte Histórica, Cultural e Biográfica da Doutrina Gnóstica Samaeliana. Da mesma forma, os Moderadores da TV Webasaw encaminharão, da Escola Exotérica para a Escola Esotérica, todo estudante de gnose da parte exotérica que queira aprofundar no estudo e prática da Doutrina Gnóstica Ressintetizada da parte esotérica, nos termos da Proposta Restrepo.
Artigo 27O Corpo de Programadores da TV Websaw, para a Escola Exotérica, é constituído por Moderadores livres, pertencentes a qualquer segmento da Gnose Samaeliana, que queiram atuar na moderação dos temas do Curso Virtual da AGSAW, via TV Websaw, destinado a toda a humanidade.
Artigo 28 – Para atuar na Escola Esotérica o Moderador deverá, além de estar atuando na Ordem Virtual do M.G.C.U.R., deverá estar atuando também na Ordem Presencial.
Artigo 29 - Para a efetiva Difusão Gnóstica na Nova Perspectiva todos os Instrutores devem desenvolver esforços para implantação da Ordem Presencial, para a criação de um Grupo Presencial em sua região, para o desenvolvimento das atividades esotéricas: cursos gnósticos de perfil esotérico, práticas gnósticas e divulgação da Doutrina Gnóstica Samaeliana Revalorizada contida no livro Hercólubus do V.M. Rabolú.  
Artigo 30 - Para poder participar das práticas gnósticas é preciso que o estudante gnóstico, após ter passado pela Escola Esotérica do Círculo Introdutório, esteja efetivamente frequente no Círculo Missiona, envolvido na Missão de Entrega da Doutrina Gnóstica Ressintetizada do livro Hercólubus do V.M. Rabolú. 
Artigo 31 - No Círculo Introdutório o estudante de gnose já participa de algumas práticas gnósticas básicas: Relaxamento, concentração, auto-observação, morte do ego, etc. 
Artigo 32 - No Círculo Missional o estudante de gnose já poderá participar das práticas gnósticas aprofundadas: Fogueios, Cadeia de Cura, Cadeia Força, Cadeia, de Amor, Meditação e Proselitismo.  
COMO MONTAR UM GRUPO PRESENCIAL
Todo Instrutor do M.G.C.U.R. deverá sacrificar-se para montar a sua Base Presencial em sua cidade, em obediência aos Princípios da Proposta Restrepo, mediante ao seguinte: 
  1. Arrumar um local provisório para receber os convidados, que inicialmente pode ser a sua casa, a casa de alguém, uma escola, etc. Isto pode ser enquanto dure a formação da Primeira Turma do Círculo Introdutório. 
  2. Depois de formada a Primeira Turma, ela passa para o Círculo Missional. Dai faz necessário um local com uma sala para práticas de cadeias e outra para meditação. 
  3. Cada Instrutor que aderir à Proposta Restrepo passa a ser um Missionário e receberá os Panfletos oficiais do M.G.C.U.R. para distribuição em sua região. 
  4. Os panfletos deverão ser entregues no corpo a corpo, de porta em porta, nos estabelecimentos comerciais e locais públicos, lojas, supermercados, farmácias, bancos, cabelereiros, shows, escolas, etc. 
  5. Deve-se começar fazendo uma chamada pela mídia de sua região para uma palestra inicial sobre determinado tema gnóstico. 
  6. Entre os interessados que compareceram marque outro encontro, em outra data para Implantação da Ordem Presencial do M.G.C.R. 
  7. Também se devem usar os panfletos para chamar o pessoal e, se precisarem, eu irei dar a palestra inicial, para ajudar na instalação da Ordem presencial em sua região.    
 
QUESTÕES PERTINENTES
  1. Qual é o cerne da Proposta Restrepo? 
Resposta – Levar o estudante gnóstico à liberação do ego e da Roda do Sansara, por meio do estudo e das práticas gnóstica objetiva e da missão de se levar a mensagem da Doutrina Gnóstica Samaeliana Ressintetizada de porta em porta. 
  1. Quais são os estudantes gnósticos afins que devem ser agrupados? 
Resposta – São aqueles que possuem anelos de liberação do ego e da Roda do Sansara, que se alinham a Proposta Restrepo e se define pelo campo Missional. 
  1. Qual é a Mensagem Gnóstica Contida no Livro Hercólubus do V.M. Rabolú? 
Resposta: É Doutrina Gnóstica Samaeliana, que foi Ressintetizada pelo V.M. Rabolú e Revalorizada em seus Princípios pelo Missionário Restrepo. 
  1. Como era feita a difusão do conhecimento gnóstico no Velho Paradigma e como é feita no Novo Paradigma. 
Resposta: No velho paradigma o conhecimento gnóstico era difundido através dos Missionários, Instrutores, Membros e Estudantes em geral, da Nova Ordem do V.M. Rabolú, de forma quase que exclusivamente Presencial, pois não havia a Internet ainda. No Novo Paradigma ele é difundido tanto presencial como virtualmente por agentes missionários e por estudantes de gnose do M.G.C.U.R. em geral.
  1. Como são o velho e o novo paradigma da Difusão do Conhecimento Gnóstico Samaeliano?
Resposta: São os parâmetros, os referenciais, as perspectivas, modos ou maneiras pelos quais o conhecimento gnóstico samaeliano foi e é difundido.
  1. O que significa dizer que a difusão da gnose fora proibida na Velha Perspectiva e Autorizada na Nova Perspectiva pelo V.M. Rabolú?
Resposta: Na realidade ela não foi proibida na Velha Ordem. A difusão da gnose é dinâmica e contínua. O V.M. Rabolú fez na realidade foi uma transição do modelo de difusão do Velho para o Novo Paradigma. Nesta trajetória da Difusão Gnóstica da Velha para a Nova Perspectiva o V.M. Rabolú não proibiu a difusão e sim proibiu os difusores despreparados, o pessoal despreparado, que não havia dado a nota. Entre estes, os Instrutores, os Missionários, Estudantes de Gnose, etc., desqualificados foram impedidos de continuar trabalhando na Difusão do Conhecimento Gnóstico, lá pelo ano de 1999. Mas paralelamente a esta proibição o V.M. Rabolú abriu frente de trabalho, permitindo a difusão da gnose na Nova Perspectiva, para quem fosse se preparando, fosse se qualificando. 
  1. Como o V.M. Rabolú fez esta transição da Difusão do Conhecimento Gnóstico Samaeliano, da Velha para a Nova Perspectiva, impedindo-a numa e autorizando-a na outra?
Resposta: O impedimento da difusão do Conhecimento Gnóstico, através do Pessoal despreparado da Nova Ordem, no Velho Paradigma, se deu por meio da Circular Nacional e Internacional de 1999. Onde o V.M. Rabolú retrocedeu à Fase A todos os Instrutores, Missionário e todos os Membros da Nova Ordem. E a liberação da Difusão, no Novo Paradigma, para quem quisesse continuar na gnose, para quem pode compreender nas entrelinhas, veio implicitamente, por meio dos dizeres: "O que queira fazer labor, compre a Obra (livro Hercólubus) e vá predicando com ela, e vá ensinando com ela” (V.M. Rabolú). “O V.M. Rabolú não disse a que “Ninguém intervenha nesta Obra”. Ninguém opine, nem dê razão, nem isto, nem outro. Nem duplique, porque tem o direito de autor, mas disse algo" (Restrepo):
  1. O que o V.M. Rabolú proibiu então, se não foi a difusão da gnose?
RespostaCom a Circular de 09/07/1999 ele impediu que estudantes despreparados de gnose,  da Velha Perspectiva, se misturassem com estudantes gnósticos da Nova Perspectiva. Não deixou se misturassem com os novos com os antigos estudantes de gnose da Velha Perspectiva. Portanto a proibição recaiu sobre as pessoas despreparadas e não sobre a difusão da gnose. A difusão, no Novo Paradigma, como é um processo dinâmico, continuou ao vivo e a cores, em tempo real, para a humanidade do mundo todo, tendo apenas migrado do Velho para o Novo Paradigma. Para tal ele tomou o cuidado de evitar que os estudantes velhos, inertes, não contaminassem os novatos com a sua inércia. Já com a Circular Nacional e Internacional  o V.M. Rabolú proibiu de fato, naquela época, a intromissão dos despreparados ou desqualificados na difusão da gnose tanto na Velha como também na Nova Perspectiva09. De onde o V.M. Rabolú iria retirar pessoas para a Difusão da Gnose na Nova Perspectiva. 
Resposta: Este contingente seria formado por aqueles que, dentre os despreparados, resolvessem se prepara com a prática do conteúdo gnóstico ressintetizado do livro Hercólubus. E que, em seguida, iriam sair a campo, para compartilhar, o que aprendera, com os demais seres humanos. "O que queira fazer labor, compre a Obra (livro Hercólubus) e vá predicando com ela, e vá ensinando com ela” (V.M. Rabolú).
  1. “Estudando o plano Restrepo que o Senhor elaborou, no geral ficou muito bom, mas esse ponto das conferências online não encaixa na proposta, se fizermos assim continuando com as conferências no MGCUR estamos alterando a proposta, tirando o cerne da proposta. O que o Senhor acha da sugestão que dei de as conferências se processarem no site da AGSAW? O efeito das conferências continua o mesmo e o MGCUR fica coerente com seus objetivos”. 
Resposta: Bem esta questão foi recebida e analisada por mim, com muito carinho. Pois se trata de uma questão elaborada por uma pessoa de muito boa vontade e que está envolvida na Difusão do Conhecimento Gnóstico Samaeliano de corpo e alma. Entretanto deve-se dizer que a questão está embasada na concepção antirestrepoiana, que prega a proibição da Difusão da Gnose Samaeliana, principalmente no meio online. Para os Anti-Restrepo a gnose não pode ser difundida sistematicamente. Para estas pessoas a difusão da gnose online não poderia dar certo e na TV Websaw e na AGSAW ela dá certo e muito certo. E isto traz problemas para nós frente à concepção desta corrente antirestrepoiana. 
  1. Como é a concepção antirestrepoiana acerca da proibição da Difusão da Gnose Samaeliana? 
Resposta: O pessoal da Nova Ordem, os Anti-Restrepo, os “Pró-Samael”, que lá pelo ano de 1999, não entenderam o processo de transição do modelo de Difusão da Doutrina Gnóstica Samaeliana, do Velho para o Novo Paradigma, nunca aceitaram a AGSAW e a sua metodologia de Divulgação da Gnose Samaeliana. 
  1. Porque os Anti-Restrepo não compreenderam a transição do modelo de difusão da gnose em 1999? 
Resposta: Compreensão é um atributo da alma, que requer conhecimento e entendimento do fato. Do conhecimento de um fato, de um fenômeno, de acontecimento, etc.. acerca de alguma coisa, se há consciência, haverá entendimento. E do entendimento, se houver consciência, haverá compreensão. E para ter a consciência é preciso fabricá-la com os Três Fatores de Consciência. Como, infelizmente, esta turma não estava trabalhando sobre si mesmo, na época da Circular Nacional e Internacional, ficou na primeira etapa desta trajetória. Ficou apenas com o conhecimento da proibição, que a entenderam erroneamente como sendo a proibição na difusão. Não tiveram entendimento para compreender que a proibição recaiu sobre pessoas despreparadas e não sobre a difusão da gnose. 
  1. Quem são os antirestrepianos e quais são seus principais representantes? E porque eles atacam a AGSAW e sua metodologia de divulgação da Gnose Samaeliana?   
Resposta: Bem, são Anti-Restrepo são os antisamaelianos, os antiraboluianos,  etc. São todos aqueles que são contrários à ação de revalorização dos Princípios Gnósticos, empreendida por alguns estudantes de gnose do mundo e pelo Missionário Restrepo. São contra a existência do M.G.C.U.R., contra a AGSAW e sua metodologia de Difusão da Gnose. São contra o Prof. Maurício, contra o temário de 90 temas, etc. Os principais Pró-Restrepo que conhecemos são aqueles atrelados à corrente Pedro Zeballos, os atrelados à rede “Pró-Samael”, etc. 
  1. Porque são contra a AGSAW, à sua metodologia de difusão e contra o temário de 90 temas? 
Resposta: Em minha opinião, são contra porque percebem que a AGSAW, o temário de 90 temas e a sua metodologia de difusão gnóstica se constituem  numa Base Virtual forte, que se constitui num verdadeiro pesqueiro do M.G.C.U.R. Por onde se pescam em águas claras, em realidade, muitos peixinhos para a Base Presencial.  Os Anti-Restrepo são contra por que sabem que a AGSAW possui ações de defesa da gnose Samaeliana, que desbarata os magos negros, traidores da gnose Samaeliana, os mitômanos, os fanáticos, etc.; a metodologia ou estratégia de difusão da gnose Samaeliana é sistemática, didática, pedagogicamente perfeita e eficaz; o temário de 90 temas dá ao estudante a possibilidade de conhecimento da plenitude da Doutrina Gnóstica Samaeliana que, se colocada em prática, chega-se ao entendimento e à compreensão. 
  1. Porque afirmam que a AGSAW e a sua metodologia de difusão não se encaixam dentro da Proposta Restrepo?
 Resposta: Bem para as pessoas de concepção Pró-Restrepo, elas se encaixam e muito bem. Os Anti-Restrepo é que acham que elas não se encaixam. Pelo motivo de que não compreenderam a Transição da Difusão Gnóstica da Velha para a Nova Perspectiva, nos anos de 1999. E pelo motivo de que, embora conheçam a Proposta Restrepo, ainda não a entenderam. E muito menos a compreenderam. Se tivessem compreendido viriam que a AGSAW, os temas e toda a sua metodologia se constituem numa ferramenta poderosa da Base Virtual do M.G.C.U.R., de expressão dos Princípios Gnósticos Revalorizados do Missionário Restrepo. 
  1. O que foi feito para mediar esta questão da polêmica existente acerca da conexão entre AGSAW e o MGCUR?  
Resposta: Nas minhas aulas de física, nas escolas, quando percebo que os alunos não estão entendendo os princípios universais da física e suas leis matemática, eu pairo e digo para mim mesmo: “Eu também não os entendia, apena os conhecia e talvez eu não os compreenda em sua plenitude ainda. Não adiante ficar falando sozinho, se ninguém está entendendo, isto significa que você é um mal professor. Então cabe a você descer até a base de entendimento deles, falar a língua deles, para que haja equilíbrio e aproveitamento didático desta aprendizagem”.  Assim agimos com relação polêmica acerca da AGSAW e sua metodologia. Ao perceber que não ainda um entendimento da Proposta Restrepo, para não criar mais problemas, para não perdermos mais instrutores, para não perder a oportunidade de análise, de votação e implantação da Proposta Restrepo, pode desvincular a AGSAW do M.G.C.U.R., se essa for mesmo a vontade do grupo, em votação representativa. Para tal, para votarmos com consciência, acerca da vinculação ou não da AGSAW ao M.G.C.U.R. é importante que saibamos que a AGSAW é o ponto que determinou toda aquela confusão do “Pró-Samael”, que é o alvo de ataque dos Pró-Restrepo, que foi rotulada a tal ponto de levar até mesmo algumas pessoas internas do M.G.C.U.R. a assumirem o discurso e a concepção dos Pró-Restrepo acerca dela, pelas razões já expostas. Tudo isto é devido a sua importância para a Loja Branca. 
  1. Se a concepção dos Anti-Restrepo é frontalmente contra a AGSAW, à sua metodologia, a seu temário e ao seu atrelamento ao M.G.C.U.R., qual é a concepção dos Pró-Restrepo ou restrepoianos acerca da AGSAW? 
Respostas – Bem o Próprio Missionário Restrepo reconhece, indiretamente, a grandeza da AGSAW e do papel importante que ela exerceu, exerce e exercerá dentro Círculo Virtual do M.G.C.U.R., nas tarefas de defesa, de revalorização e de difusão da Gnose Samaeliana. E se houvesse algo errado nela, ele seria o primeiro a assinalar e a me avisar. Se houvesse algo de errado com a AGSAW, o missionário Restrepo já teria intervindo. Logo ele que já me chamou tanto a reflexão, já me deu puxão de orelha, quando eu estava errado. Mas que também sempre me acompanhou sempre me defendeu, quando eu estava certo.  
  1. Na Ordem Virtual do M.G.C.U. R, “Só terão cátedras, temas e ensinamentos de toda ordem gravadas, filmadas e editadas com atuação PRIMORDIAL ou DIRETA de Nossos Mestres S.A. W e Rabolú (cassetes, entrevistas...). Vai-se organizar de maneira que seja introdutório e que seja eloquente em sua apresentação, que seja ordenada para isso ser o público. Colocar um cenário, ou teatro, algo que se projete com os Mestres e DOS MESTRES, essa é a mudança, que não participamos nós, senão que só os Mestres que saem a dar o ensinamento. Eles são os que a tem, eles tem as perguntas, as respostas. O que é a Gnosis, como começa a Gnosis, sobre os acontecimentos, origem da vida, manifestação, sobre a morte, eles tem tudo, absolutamente tudo... Eu sugiro que, de maneira organizada, (isso é o exotérico ou virtual. aí há MUITO trabalho irmãos, MUITO trabalho) Tudo isso tem um custo. Esse custo é que vamos à Revalorização dos Princípios Esotéricos Gnósticos DA DOUTRINA na Nova Ordem. Como a veem irmãos? Bem, isto é para a humanidade inteira, que me perdoem."(Jorge Vélez Restrepo). "O que queira fazer labor, compre a Obra e vá predicando com ela, e vá ensinando com ela” (V.M. Rabolú). O que se deve fazer para ter um entendimento e uma compreensão do texto acima do Missionário Restrepo? 
Resposta: Para entendermos corretamente a questão 18 temos que conhecer o significado das palavras CÁTEDRA, PRIMORDIAL E DIRETA. Onde Cátedra = A Cadeira Professoral mais elevada na hierarquia do magistério. Cátedra vem de cadeira, local de assento. Ex. Catedral, o local onde fica a mais alta autoridade eclesiástica de uma região. PRIMÓRDIAL = Primeiro, principal. E DIRETA = Sem intermediários.  
  1. “Só terão cátedras, temas e ensinamentos de toda ordem gravadas, filmadas e editadas com atuação PRIMORDIAL ou DIRETA de Nossos Mestres S.A. W e Rabolú (cassetes, entrevistas...)”. O que podemos inferir deste recorte do texto do Restrepo?  
Resposta: Nesta frase, neste contexto, a palavra “cátedra” está no lugar de AULAS. O termo “temas” está no lugar de assuntos. A palavra “ensinamentos” está no lugar de instrução, de dar a lição. A frase de “toda ordem” quer dizer que os ensinamentos dos assuntos de todas dados nas aulas do Curso de Gnose Samaeliana podem ser gravados e filmados, etc., E deverão ser editados com a atuação principal dos Veneráveis Mestres Samael e Rabolú, sem intermediários, com devida inserção de seus vídeos, seus cassetes, seus áudios, seus textos, suas entrevistas, etc., nas vídeo aulas de cada assunto gravado dado em aula, palestra ou conferência. 
  1. “Vai-se organizar (a aula) de maneira que seja introdutório (a sua participação na vídeo aula, na exposição do assunto, etc.) e que seja eloquente em sua apresentação, que seja ordenada para isso ser o público”. Tomando por base este recorte do texto do Restrepo, o que podemos deduzir dele?  
Resposta: Ai o Missionário Restrepo está nos orientando para organizarmos as nossas aulas virtuais de maneira tal que tudo o que fizermos nela será de caráter introdutório. Isto é, que as nossas ações enquanto programadores sejam ações apenas de encaminhamento dos ouvintes em direção à fala dos Veneráveis Mestres Samael e Rabolú nos cassetes, nos áudios e nos vídeos de seus ensinamentos na forma de conferências, de palestras, de entrevistas, etc.   
  1. “Colocar um cenário, ou teatro, algo que se projete com os Mestres e DOS MESTRES, essa é a mudança, que não participamos nós, senão que só os Mestres que saem a dar o ensinamento. Eles são os que a tem, eles tem as perguntas, as respostas”. Tomando por base o recorte do texto do Restrepo, o que podemos deduzir dele
Resposta: Bem, aqui o Missionário continua nos orientando, enfatizando que nas nossas cátedras, aulas, palestras, conferências, etc., na Base Virtual do M.G.C.U.R. sobre um assunto de um determinado tema qualquer da gnose samaeliana, deve-se colocar um senário ilustrado com fotos, pôsteres, quadros, etc. dos Veneráveis Samael e Rabolú. Porque são eles, os Veneráveis Metres Samael e Rabolú, os verdadeiros conhecedores em profundidade do assunto que está sendo bordando naquele determinado tema. 
  1. “O que é a Gnosis, como começa a Gnosis, sobre os acontecimentos, origem da vida, manifestação, sobre a morte, eles tem tudo, absolutamente tudo...” Tomando por base o recorte do texto do Restrepo  o que podemos entender dele? 
Resposta: Nestes recortes do Texto do Restrepo da questão 18, há uma resposta para a falta de entendimento dos Anti-Restrepo acerca da proibição de ministração de conferências pelos Instrutores Moderadores e da proibição da difusão da gnose Samaeliana na Nova Perspectiva. Porquanto os Anti-Restrepo sustentam que o Instrutor não pode dar conferência daquilo que ainda não sabe, o Missionário Restrepo prova ao contrário, dizendo que pode sim ministrar “temas e ensinamentos de toda ordem”, desde que se exponha o assunto até o limite de sua compreensão e encaminha o ouvinte, para complementar a sua aprendizagem, por meio da exposição dos Veneráveis Mestres Samael e Rabolú, que devem estar ali inseridas no áudio e na vídeo aula. Assim, acerca da moderação, neste contexto, o Instrutor Moderador pode sim dar a sua aula tranquilamente, exercendo o papel de encaminhador do ouvinte, por saber pouco do assunto, até aos Veneráveis Metres Samael e Rabolú, que são os reais conhecedores, os que sabem tudo do assunto em pauta naquela cátedra. Acerca da difusão os Anti-Restrepo dizem que ninguém pode difundir a gnose samaeliana, mas o V.M. Rabolú afirma ao contrário, enfatizando que pode sim, desde que o estudante se voluntarie e vá se preparando em marcha, na sua missão. Isto é que vá ensinando, a medida que se  vá aprendo. "O que queira fazer labor, compre a Obra e vá predicando com ela, e vá ensinando com ela"( V.M. Rabolú). 
  1. Eu sugiro que, de maneira organizada, (isso é o exotérico ou virtual. aí há MUITO trabalho irmãos, MUITO trabalho) Tudo isso tem um custo. Esse custo é que vamos à Revalorização dos Princípios Esotéricos Gnósticos DA DOUTRINA na Nova Ordem. Como a veem irmãos? “Bem, isto é para a humanidade inteira, que me perdoem.” Tomando por base o recorte do texto do Restrepo, o que podemos aprender dele? 
Resposta - Bem, aqui neste trecho, o Missionário Restrepo sugere que devemos trabalhar, na Ordem Virtual, de maneira organizada, enfatizando que ela é a parte exotérica (pública) do M.G.C.R.U.R. Ele ressalta que há muito trabalho a ser feito na Ordem Virtual, por ela  ser a parte pública do M.G.C.U. R, isto é, aquela que vai trabalhar a parte pública, que vai atuar como pescador na obra do Senhor. Neste recorte aparece também o chamado de
atenção do Missionário, em nós, acerca de que este processo é muito trabalhoso, que tem um custo. Este custo não é de dinheiro, mas sim que devemos empreender, para a “Revalorização dos Princípios Esotéricos Gnósticos DA DOUTRINA na Nova Ordem”. Também o Missionário o Missionário nos adverte de que este sacrifício devotado, não será em favor dos velhos e nem dos novos estudantes de gnose da Nova Ordem, em separado. Mas sim da humanidade inteira, onde eles são partes. Igualmente, há ai uma resposta definitiva para aqueles que acham que as conferências online, a TV Websaw e toda parte virtual em si não fazem parte do M.G.C.U.R.  O Missionário Restrepo demonstra o contrário, que fazem parte sim e com muita relevância. 
  1. Como organizar, na prática, uma cátedra, ou seja, uma aula segundo a metodologia arrolada no texto da questão 18? Resposta: Bem, na prática, basta tomarmos como referencial uma das cátedras do Missionário Restrepo, este vídeo, por exemplo, https://www.youtube.com/watch?v=uiNlgwSzQLk, dentre os muitos vídeos que ele possui. Ali, se observamos atentamente, veremos que ele pratica de fato tudo isto que nos ensinou, de como podemos dar uma conferência sim, apesar dos Anti-Restrepo dizerem que não. Nos ensinamentos dele, por intermédio dos vídeos, podemos notar que há um cenário perfeito, ilustrado com pôsteres dos Veneráveis Mestres Samael e Rabolú, na parte externa. E na parte interna do vídeo, na sua cátedra, há recortes, na forma de cassete, áudios e vídeos, dos Veneráveis Mestres Samael e Rabolú, complementado o assunto do tema, do qual o Missionário fora apenas o encaminhador.  
  2. Como se apresentam os vídeos do temário de 90 temas, usado no curso de gnose Samaeliana, na TV Websaw? 
Resposta: Estão mais o menos dentro do contexto da Proposta Restrepo. Mas  ainda faltam alguns detalhes. Sendo que os vídeos textos do Paulo Ferreira estão mais próximo do ideal. Nossas vídeo aulas estão dispostas em tabelas, no temário, onde há na mesma linha da coluna do vídeo de determinado tema, outros vídeos específicos dos Veneráveis Mestres Samael e Rabolú. Para melhorarmos e se encaixar inteiramente dentro da Proposta Restrepo, precisamos inserir estes vídeos que ali estão dos Veneráveis Mestres Samael e Rabolú, dentro dos nossos e colocarmos também um cenários com as imagens dos dois Veneráveis Mestres. 
  1. Há um discurso dos Anti-Restrepo e da turma do “Pró-Samael” que influenciou alguns estudantes do próprio M.G.C.U.R. acerca da concepção da não difusão profusa da gnose samaeliana, do não uso temário de 90 temas na Ordem Virtual, da não vinculação da AGSAW ao M.G.C.U.R., da não atuação de Instrutores na explanação de conferências, para não serem desobedientes aos princípios do V.M. Rabolú, etc., etc.. etc. Diante de tudo isto há uma pergunta não quer se calar: A AGSAW, os 90 temas, os Instrutores ditando conferência, devem continuar ou não vinculados à Ordem Virtual do M.G.C.U.R.?  
Resposta, Bem, do meu ponto vista sim. Mas a resposta final vai sair das urnas, na votação da Junta de Gestores do M.G.C.U.R. Então os Gestores do M.G.C.U.R. estão com a palavra final! 
 
  1. Porque alguns estudantes de gnose, até mesmo de dentro do M.G.C.U.R., se influenciam pelos Anti-Restrepo? 
Resposta – Por medo estarem errados em suas atuações, devido a supostos erros no M.G.C.U.R. E o medo deles provém da falta de entendimento do teor da Proposta Restrepo.